“Existem lugares que podem ser chamados de refúgios, onde conseguimos esquecer quem somos por algumas horas, como se o mundo nos excluísse de suas próprias voltas. Para nós, um desses lugares é a Vila de Trindade . Situada no limite dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a pequena vila possui sete praias, talvez as mais belas do litoral brasileiro..........”
“.......... Assim foi nosso passeio, um encontro com praias e matas quase intocadas, com paisagens exuberantes. Pena que durou pouco.”
Citado do www.guiadobrasil.com.br
A Trindade inteira fica numa Área de Proteção Ambiental, a APA Cairuçu e/ou no Parque Nacional da Serra da Bocaina , único local onde o parque encontra o mar.
Protegida pelos morros escarpados da Serra do Mar, a Mata Atlântica permaneceu intacta e ainda hoje é possível encontrar pedaços de mata virgem. Dessa Mata Atlântica, que antigamente cobriu todo litoral brasileiro até bem dentro do continente, existem hoje somente aproximadamente 8%.
Histórico
Trindade foi, na época colonial, um refúgio para os piratas que atacavam os navios, saindo de Paraty, rumo a Portugal cheio de ouro mineiro. As histórias dos moradores locais ainda falam em tesouros perdidos e baús cheios de ouro, particularmente na Ilha do Tesouro . Já nos anos 60 o lugar foi descoberto pelos hippies e, aos poucos, sua fama se espalhou. Nos anos 90, o turismo descobriu a beleza da região. Hoje a antiga vila de pescadores é um lugar com boa infra-estrutura turística, mas ainda há muita natureza e deslumbramento neste lugar, cada vez mais procurado pelo turismo ecológico.
Esse paraíso tropical localizado no azul-verde Oceano Atlântico, praias de areias amarelas claras e enquadrado pelo verde intenso da Mata Atlântica, possui 7 lindíssimas praias para todos os gostos. Além disso, também no lado do mar, há a Piscina natural do Caixa d'aço com bonita fauna marítima. A Mata Atlântica pode explorar por várias trilhas. Três cachoeiras com cascatas convidam o turista a tomar um banho bem fresquinho. Tudo isso está acessível do nosso hotel em caminhadas de menos de uma hora.
Praia Brava: Bela praia selvagem e deserta. O acesso se dá por trilha que sai da estrada que vai para Paraty. Tem fonte de água doce, belíssima cachoeira e é cercada pela exuberância da Mata Atlântica. Essa praia fica sempre deserta, mesmo na alta temporada. Para quem vem de carro a primeira praia da enseada da Trindade é a Praia do Cepilho . É lá que os surfistas se encontram para aproveitar as ondas que chegam a 4m! Tem um restaurante com estacionamento.
Continuando pela Pedra d'Água onde um riacho passa por cima da estrada para a Praia de Fora, uma extensa praia de areias amarelas claras que acompanha toda Vila da Trindade. A última parte dela se chama Praia dos Ranchos . O seu nome se deve à presença de barzinhos e restaurantes tão procurados pelos turistas. Eles oferecem porções de peixes e frutos do mar, comidas típicas, sucos e batidas. Essa praia fica sempre agitada nos feriados e na alta temporada, concentrando quase toda vida noturna da região. Desta praia saem barcos para a piscina natural do Caxadaço.
Praia do Meio: as águas mais calmas atraem particularmente famílias com crianças. Existe bela formação rochosa, que de seu alto, permite avistar as outras praias e o mar aberto. É o lugar para apreciar a vista, ver as ondas estourando e refletir sobre a própria vida... No fim da praia deságua o Rio dos Codós. Dela também saem barcos para visitar o Caxadaço.
Praia do Caixa d'aço: longa praia dentro do parque nacional com acesso por trilha ou barco. É para aqueles que querem fugir da agitação de Trindade. A praia de areias brancas está bem preservada e possui um restaurantes.
Vale avisar: apesar das águas limpas e agradáveis, o mar pode ter redemoinhos e correntes marinhas escondidas.
Do Caixa d'aço tem vista maravilhosa ao Pico do Cairuçu , com 1070 m de altitude o mais alto da região. Guias locais podem levar turistas até o pico, saindo de Ponta Negra, por trilhas bem fechadas num passeio de 2 dias.
As águas do rio dos Codós, quando ainda cachoeira estão sumindo por baixo da Pedra que engole e na saída formando uma piscina natural.
Na praia dos ranchos e do meio os pescadores da vila estão oferecendo passeios de barco para visitar as outras praias famosas da região como Praia do Sono , dos Antigos e da Ponta Negra .
Nossa perita Vanessa recomenda: “não esqueça, em todas as caminhadas nas lindas praias da região, fique sempre descalço. Isto é melhor para seu corpo e sua alma.”